Terça-Feira, 04 de Março de 2008 (16 anos atrás) | Tamanho do texto: |
|
Poderoso Agrião, rico em vitaminas e sais minerais
Toda vez que você pensa neste vegetal,
o que vem primeiro à cabeça é aquela famosa receitinha da sua avó de xarope contra a tosse? A fórmula continua valendo, mas saiba que ele pode ser um estímulo a mais na sua dieta
Originário do Sudeste Asiático, o Nasturtium officinale R. Br. (nome científico do agrião) apresenta baixíssimo valor calórico - apenas 28 calorias em cada 100 g - e oferece vários nutrientes que garantem o bom funcionamento do corpo humano. Passam de 15 as espécies encontradas, mas, no Brasil, o mais popular é o agrião-da-terra.
De acordo com a nutricionista Lilian Reis, de São Paulo, este vegetal é rico em vitamina A, essencial para a saúde da visão e da pele. É ainda uma ótima fonte de vitaminas do complexo B e C.
"O agrião também tem alto potencial de sais minerais como o enxofre, fósforo e ferro, importantes para a formação de ossos e dentes, para a produção de glóbulos vermelhos do sangue e para evitar a fadiga central", afirma.
Outro elemento importante que marca presença nesta hortaliça é o iodo, que se concentra, especialmente, nos talos. Bruna Dinalli, nutricionista da Clínica Biodiet, de São Paulo, explica que "ele é fundamental para garantir o bom funcionamento da tireóide".
Mas, nada de exagerar. Segundo ela, tanto a carência do iodo como o seu excesso prejudicam a função desta glândula. "Portanto, o equilíbrio no consumo do iodo é o ideal", completa. E há mais. Bruna avisa: "Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião ainda é digestivo, diurético e bom para o fígado".
Por isso, este alimento deve fazer parte do cardápio de todas as pessoas, mesmo das que não estão de dieta. Na hora de prepará-lo, você vai se deparar com centenas de possibilidades. Ele pode ser servido cru em saladas, combinado com outras hortaliças como alface ou rúcula. Uma boa pedida é incrementar sanduíches, pães, sopas e purês com o vegetal. "Os talos são mais resistentes ao calor e podem ser usados em sopas, misturados ao arroz ou rechear suflês e bolinhos", sugere a nutricionista.
As folhas, temperadas com limão, sal e azeite, também são um excelente acompanhamento para todos os tipos de carne. Para quem gosta de inovar, saladas e sucos que misturam o agrião a uma fruta produzem um efeito exótico. "A fruta é bem-vinda e faz com o verde uma ótima combinação", acrescenta Lilian Reis.
Cuidados na preparação
Na hora de escolher o agrião, preste atenção. Prefira maços com folhas frescas, (nunca amareladas) de cor verde-escura. Ele pode ser conservado por até três dias na geladeira. "Hortaliça de pequena durabilidade, deve ser comprada sempre em quantidade necessária para consumo imediato", salienta Bruna Dinalli.
Quando for utilizá-lo, lave os talos e as folhas na água corrente e deixe-os em solução com água sanitária (1 colher de água sanitária para 1 litro de água filtrada) por 30 minutos. Em seguida, enxágüe com água filtrada.
Outra opção, de acordo com a nutricionista Lilian Reis, é usar produtos indicados para a higienização de saladas, disponíveis em supermercados.
Salada de Agrião e Laranja
Ingredientes: - 1/2 maço de agrião - 1 laranja cortada em gomos - 1 cebola em rodelas finas - 10 azeitonas pretas cortadas sem caroço - azeite - vinagre - sal e pimenta-do-reino
Modo de Fazer 1. Disponha em uma saladeira as folhas de agrião. Em seguida, coloque, alternadamente, os gomos de laranja e as rodelas de cebola. 2. Decore com os gomos restantes e as azeitonas pretas. Tempere com azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino. Fonte: Cyber Diet
|