A estimativa é de que aproximadamente seis mil pessoas assistiram à 11ª Corrida do Porco, realizada na manhã de domingo, 20, pela Associação Municipal dos Suinocultores de Medianeira e Serranópolis do Iguaçu (AMSMS). O tradicional evento, que tem como objetivo principal promover o consumo da carne suína, surgiu como uma brincadeira entre produtores, há 10 anos, e hoje toma ares internacionais, depois da participação, em Foz do Iguaçu, da Pork Expo 2004, Congresso Latino Americano de Suinocultura.
Diferente de anos anteriores, quando a corrida era dividida em duas categorias, uma leve, com suínos de 15 a 25 kg, e outra pesada, com suínos de 25 a 35 kg, na edição deste ano uma única categoria foi montada, com suínos de 15 a 30 kg. “O objetivo é ser mais rápido na corrida, agilizar o evento, para evitar que as pessoas saiam antes do final, porque tem preocupação com o almoço, em pegar fila no almoço”, disse o presidente da Associação dos Suinocultores, Joaquim Belmiro de Sousa. Também nesta edição foi disponibilizado um ponto para doação de donativos, alimentos não-perecíveis, que serão destinados a uma entidade específica, assim como parte da arrecadação do evento, em forma de produtos à base de carne suína.
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O público lotou as arquibancadas e vibrou pelos porquinhos
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Presente no evento, juntamente com o prefeito Elias Carrer e demais autoridades locais e regionais, o vice-prefeito Ricardo Endrigo destacou a parceria da prefeitura com a sociedade civil organizada. “Nós temos que fazer as coisas acontecerem dessa forma. Essa é uma festa já tradicional, que projeta o município de Medianeira pra região, pro estado, pro país e até pro exterior, graças à boa organização, e à seriedade que vem tendo na condução, em todos esses anos, dessa magnífica festa. Nós, da administração, ficamos felizes pelo sucesso de todos aqueles que participam, e também pela possibilidade de colocar à disposição do público uma festa bonita para que as pessoas se divirtam, tenham um entretenimento e também possam torcer pelo seu porco favorito”.
Produtores de várias cidades da região trouxeram competidores para o evento. No total, 45 animais inscritos. “Há prêmios para os produtores e pros jóqueis corredores. O porquinho, coitadinho, vai pra faca”, brincou Joaquim. Ao final do evento, os animais que participam da corrida são levados ao abate.
Ganhadores
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Ângelo (Alonso), jóquei vencedor, mostrando garra de campeão
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O grande vencedor deste ano deixou para traz o famoso “Schumacher”, jóquei seis vezes campeão do evento. O corredor Ângelo Arnaldo da Silva, que conduziu o porquinho vencedor, do proprietário Joaquim Belmiro de Sousa, ironizou: “Eu parabenizo o Schumacher que o leitão dele correu muito bem, só não levou sorte, porque hoje era vez do Alonso”. Acostumado à prática de fazer o porco disparar (Ângelo já venceu duas corridas em Céu Azul e ficou em terceiro lugar na corrida do ano passado), o jóquei revela o segredo da vitória: “O segredo é gostar do bicho, trabalhar com ele e saber treinar ele, cuidar dele certinho. Dessa vez viemos com tudo, graças a Deus deu certo e ganhamos”.
1° lugar
Empresa patrocinadora: Elanco - Paylean
N° do porquinho: 12
Proprietário: Joaquim Belmiro de Sousa
Jóquei: Ângelo (Dentinho)
2° lugar
Empresa patrocinadora: Friella
N° do porquinho: 13
Proprietário: José Carlos Colombari
Jóquei: Jorge Spindola (Schumacher)
3° lugar
Empresa patrocinadora: Vaccinar
N° do porquinho: 27
Proprietário: Lauri Emilio Rauber
Jóquei: Pereira
4° lugar
Empresa patrocinadora: Farmabase
N° do porquinho: 21
Proprietário: Joaquim Belmiro de Sousa
Jóquei: Alessandro
17º Festival da Carne Suína
Sob a coordenação e responsabilidade do Lions Clube Medianeira Parque Iguaçu, parceiro da Associação dos Suinocultores na realização da festa, 1.600 almoços foram servidos na 17ª Edição do Festival da Carne Suína. Conforme a presidente do Clube, Daniela de Araújo, parte dos lucros arrecadados com a venda de ingressos são revertidos às entidades parceiras no evento. “Cada uma delas tem 100 ingressos para vender. 50% do que vendem fica para a entidade, os outros 50% para o Lions Parque Iguaçu, que utiliza esse dinheiro em campanhas e programas realizados durante o ano todo pelo clube de serviço, como inclusão digital, alfabetização de adultos, campanha da diabete e sorriso de criança”, informou Daniela.
APMI, APAE, Amesfi, Creche Pequeno Polegar e Creche Rose Mari Pelissari são entidades que contribuíram para o sucesso do festival.